quinta-feira, 5 de junho de 2008

Mais detalhes sobre a excursão

Excursão de beneficiência do Parque de Merendas do Vale da Fonte
Outeiro de Galegas, 10 de Junho 2008
Cascata da Cabreira – Silva Escura (Sever do Vouga): Uma queda de água (proveniente do rio Mau) sobre uma bacia fluvial, envolta numa vegetação densa, onde o verde se estende até ao alcance da vista. A cascata da Cabreia, na serra com o nome homónimo, tem 25 metros de altura. Uma atmosfera romântica e convidativa, complementada com estruturas de apoio, como o parque de merendas. (Nota importante: esta visita poderá ser anulada, se a hora de partida da excursão marcada para as 7 da manhã não for cumprida)
Reserva Botânica de Cambarinho: O Percurso de Cambarinho localiza-se no coração da Reserva Botânica de Cambarinho, parte integrante da Rede Natura 2000. O trilho tem aproximadamente 1,5 Km (circular, mais ou menos acidentado), descendo ao longo da ribeira de Cambarinho até chegar a um moinho de barranco, que testemunha o aproveitamento hidraúlico desta pequena ribeira. Aproveite para repousar nas suas margens envolvidas por uma agradável frescura e por um magnífico exemplar da nossa flora, o Loendro, espécie que aqui se preserva e que justificou a criação desta reserva. De seguida, volte para trás pelo circuito de manutenção que atravessa o bosque, até ao local de partida. É um trajecto muito interessante e de grande diversidade. A altura ideal para visita são os meses de Maio e Junho, quando esta espécie apresenta o auge da sua floração, representando um espectáculo de rara beleza
Termas de S.Pedro do Sul:Se dissermos que a nascente de água termal de S. Pedro do Sul é explorada desde o séc. I da nossa era, o que fica por acrescentar? São mais de 2 000 anos a comprovar as propriedades curativas destas águas minero-medicinais.
Nestas termas os Romanos construíram um Balneum (o que dele resta é hoje Monumento Nacional), sobre cujas ruínas mandou D. Afonso Henriques edificar o balneário e, bem mais tarde (em 1894) foram criadas, a seu lado, novas instalações termais, frequentadas pela ilustre D. Amélia. .
Usufruindo de uma água sulfúrea que brota a 68,7ºC, a estância termal de S. Pedro do Sul dispõe de excelentes recursos técnicos e humanos e magníficas instalações, equipadas com tecnologia de ponta na área da balneoterapia, sendo hoje consideradas das mais modernas da Europa e onde se continuam a curar muitos males.
As termas de S. Pedro do Sul cresceram e modernizaram-se, sendo hoje as mais frequentadas do país e afirmando-se, ao mesmo tempo, como um centro de turismo que associa a saúde, o prazer, o desporto e o lazer, numa zona com amplos recursos naturais e culturais, dotada de áreas de lazer, núcleo museológico e auditório, onde se proporcionam diversos espectáculos.
Frecha da Mizarela Situada na Serra da Freita, a queda de água no rio Caima, com cerca de 75m de altura, é uma das quedas de água mais altas da Europa. Frecha da Mizarela é sinónimo de uma atmosfera bucólica que convida quem passa a perder a noção do tempo.


Parque de La-Salette É um parque situado a nascente do IC2 que ladeia o centro de Oliveira de Azeméis, o parque de La – Salette, “ex-libris” desta cidade, é um magnífico espaço verde, coroado pela capela de Nossa Senhora de La – Salette.
Autêntico miradouro natural, pelas suas características, do parque é possível desvendar a norte São João da Madeira, a nordeste o vale do rio Antuã e algumas zonas montanhosas de Arouca, como a Serra da Gralheira.
Já a sul observamos os socalcos das freguesias de Travanca, Pinheiro da Bemposta e a mancha florestal da Bairrada; a oeste, além da cidade, a ria de Aveiro e linha do mar de Ovar à Costa Nova.
BOA VIAGEM
Associação de Melhoramentos e Desporto dos Lugares de Arroteia,
Outeiro de Galegas, Pousios e Cumieira de Cima.
Visite na Internet o Blog http://outeirodegalegas.blogspot.com

6 comentários:

  1. Por onde andam os nossos comentadores?
    Já estão de férias...?

    ResponderEliminar
  2. Estou aqui eu para te felicitar pelo grande trabalho.
    Descrição exaustiva da excursão!
    Excelente

    ResponderEliminar
  3. Meu amigo tu nasceste axausto... (LOOL)
    Mas, não te preocupes que terça feira já vais descansar um bocado... (ou não...)

    ResponderEliminar
  4. Que raio ninguém cu-menta a viagem que foi espectacular...
    Com paisagens simplesmente deslumbrantes...

    ResponderEliminar
  5. Cá estou eu de novo a falar da Suiça...
    Como é lindo ver as maravilhas escondidas do nosso país e saber que há pessoas que ainda as continuam a visitar e a fazer com que elas sobrevivam com o passar dos séculos...
    Acredito que tenha sido um dia magnifico e fiquei muito feliz por rever esses meus vizinhos todos nessas fotos. Espero que continuem a fazer mais excursões dessas e que tu Zeca continues a publicar mais fotos porque são essas mesmas que nos aquessem o coração e que nos trazem lindas recordações dos tempos passados aí!É nesses momentos que eu dava tudo para estar aí e puder também uzufruir desses momentos de prazeres junto das pessoas amigas. Um grande abraço para todos. Milton Rodrigues

    ResponderEliminar